Você está aqui: Página Inicial / Curso de Gestão / Sobre o Curso

Sobre o Curso

Curso de Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal

O objetivo do curso foi capacitar os profissionais que atuam na coordenação de ações de saúde bucal no Estado do Paraná para a utilização das ferramentas da gestão e planejamento, tendo como meta formar gestores com visão crítica, voltados para a promoção da saúde em âmbito municipal. Além disso, capacitar as equipes de saúde bucal da Regionais de Saúde do Paraná e acadêmicos, docentes e agentes universitários para a gestão em saúde bucal.

A proposta pedagógica do curso foi estruturada prevendo encontros presenciais e à distância e o conteúdo programático foi elaborado com base na construção de competências para o exercício profissional nos campos da gestão estrutural, do cuidado e do trabalho. O material didático foi dividido em 8 módulos construídos na plataforma do Google Drive, a qual permite o compartilhamento dos documentos e inclusão de hiperlinks, e, por ser uma ferramenta aberta, ou seja, acessível por qualquer usuário que tenha conectividade à internet, foi adotada com o objetivo de viabilizar a reprodução do curso pelos coordenadores nas regionais.

O curso foi conduzido de 2012 a 2017 em 3 ciclos, totalizando 150 participantes de 184 municípios. O primeiro ciclo, realizado em 2012, foi conduzido por três tutores perfazendo uma carga horaria de 100 horas, que capacitou 22 coordenadores regionais do Estado do Paraná, com reuniões presenciais e à distância, utilizando as ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação. Embora as dificuldades iniciais em adotar novas tecnologias de comunicação tenham sido frequentemente apontadas, com o apoio da coordenação estadual, o acesso ao Hangouts on Air foi liberado a todas as regionais de saúde e possibilitou a criação de um novo canal de comunicação entre os profissionais.

No segundo ciclo, realizado em 2014 com carga horaria de 200 horas, os coordenadores regionais reproduziram o curso para os 384 profissionais da saúde, envolvidos na coordenação municipal. E no terceiro ciclo, realizado em 2016 com carga horaria de 200 horas, foram capacitados 320 profissionais das equipes de saúde bucal. Paralelamente à terceira fase, os alunos de graduação e pós-graduação também foram capacitados para a gestão em saúde bucal.

Desta forma, o curso ocorreu em onda formativa com potencial de ser expandido para outros estados.

Voltar

registrado em: ,